SO FAR AWAY

sexta-feira, 6 de abril de 2012

#003 : Realidade ou Superstição?

Os pés de Cristo foram pregados à cruz

Não há qualquer prova bíblica que permita supor que os pés de Cristo, bem como as Suas mãos, tivessem sido pregados à cruz. Nenhum dos Evangelhos fornece quaisquer pormenores sobre o modo como Cristo foi preso à cruz, e é apenas no Evangelho Segundo S. João que aparecem mencionadas as feridas causadas pelos cravos - e apenas nas mãos. Quando apareceu perante os discípulos, após a ressurreição, Cristo «mostrou-lhes as mãos e lado». O discípulo Tomé, que não assistiu ao aparecimento, recusou-se a acreditar que Cristo ressuscitara e declarou: «Se eu não vir o sinal dos cravos nas Suas mãos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e não meter a mão no Seu lado, não acreditarei.» Porém, mais tarde, Cristo apareceu novamente perante os discípulos e disse a Tomé: «Chega aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos; aproxxima a tua mão e mete-a no Meu lado, e não sejas incrédulo, mas crente.»
No Evangelho de S. Lucas, Jesus ressuscitado aparece perante os discípulos e diz: «Porque estais perturbados e porque surgem vossos corações tais pensamentos? Vede as Minhas mãos e os Meus pés; sou Eu mesmo. Palpai-Me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» Nunca foram, no entanto, mencionadas quaisquer feridas, e a referência às mãos e aos pés constituiu provavelmente uma maneira de atrair a atenção para a sua ressurreição física.
Nos tempos romanos, os métodos de crucificação variavam de zona para zona, mas era prática comum pregar as mãos e ligar os pés a um apoio de madeira saliente da cruz.



(quando estava a folhear o meu livro, encontrei este tema e achei por bem escolhê-lo para o post de hoje. boa páscoa para todos! não se esquecem de participar na nova sondagem, é importante.)

17 comentários:

  1. Ohh obrigada querida ♥

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6.4.12

    Já votei :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6.4.12

    Já votei fofinha, adoro o cabeçalho :)
    Também tenho uma sondagem no blog, espero que também votes.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6.4.12

    aahah, assim está muito melhor! :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6.4.12

    já participei na sondagem linda :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6.4.12

    de nada :)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6.4.12

    já lá passo :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6.4.12

    já lá passo <3

    ResponderEliminar
  9. não tens de quê Carolina :)

    ResponderEliminar
  10. boa páscoa para tu também ahah :D

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6.4.12

    Olá,

    bem eu é a 1ª vez que por aqui passo!

    mas gostei já.
    Bjs
    Fica bem

    ResponderEliminar
  12. assim gosto mais! está mais giro assim :) beijinho

    ResponderEliminar
  13. O máximo de blogs que podes seguir é 200. Mas falas-te de seguidores (não sei a que te estavas a referir) e seguidores tenho 650 e tal! Porquê?

    ResponderEliminar
  14. tu é que és uma querida!♥
    adoro o gif do post anterior!

    ResponderEliminar
  15. ainda não dá querida,
    queres-me dar o link? :b

    ResponderEliminar

thank you for your lovely comment ♥