SO FAR AWAY

quarta-feira, 28 de março de 2012

#002 : Realidade ou Superstição?

O lado do coração

Diz-se que é perigoso dormir sobre o lado esquerdo porque se exerce pressão sobre o coração. Crê-se vulgarmente que as dores no lado esquerdo do peito são sintomas de doença cardíaca. Quem quer que seja atingido por um tiro no lado esquerdo do peito morre invariavelmente. O Dr. No, no romance de James Bond, escapou miraculosamente à morte por ser um «homem entre um milhão» que tinha o coração do lado direito. Todas estas afirmações são falsas: o coração, para surpresa de muitos nós, situa-se mais ou menos ao centro do peito. O ventrículo esquerdo do coração, a sua câmara de maior dimensões, é mais facilmente ouvido do lado esquerdo, e a aorta, a maior artéria, descreve um arco para a esquerda. Mas seccionando verticalmente o corpo humano a meio dividir-se-ia o coração em dois - talvez com 50g a mais do lado esquerdo. Claro que o coração não se encontra na perpendicular. Mesmo se se situa-se do lado esquerdo, dormir sobre esse lado não exerceria qualquer efeito nefasto sobre esse orgão, pois a caixa toráxica é suficientemente forte para o proteger. As dores do lado esquerdo do peito estão mais provavelmente associadas com reumatismo ou outras afecções musculares do que com doença cardíaca, que frequentemente não produz quaisquer sintomas deste género senão numa fase adiantada. Parece mesmo que cerca de metade das pessoas que tentam suicidar-se com um tiro ou uma facada no coração falham efectivamente o golpe e perfuram o pulmão esquerdo.

18 comentários:

  1. bem não te consigo mandar o comentário a dizer diz que HTML não pode ser aceite. só dizendo noutro sitio :/♥

    ResponderEliminar
  2. pois :b
    só esta sossegado quando está a dormir :b

    ResponderEliminar
  3. okiii vou-te adicionar. :) olha estou a adorar esta tua nova rúbrica, a sério. leio do ínicio ao fim. gostas do meu novo post? ♥

    ResponderEliminar
  4. tem de ser baby! roupinha nova no armário é sempre bem-vinda xD ♥

    ResponderEliminar
  5. dos teus melhores posts :)) é impossivel é ♥

    ResponderEliminar
  6. Vais à caixa de escrever texto, escreves, na palavra que queres fazer a ligação seleccionas com o rato e na barra de cima (onde tem para pôr a negrito e etc) tem lá a dizer ''link''. Carregas aí e ''colas'' o link para onde queres direccionar as pessoas :)

    ResponderEliminar
  7. a sério? eu bem tento, mas não tenho nada para postar... és uma fofinha. :)

    ResponderEliminar
  8. a sério? eu bem tento, mas não tenho nada para postar... és uma fofinha. :)

    ResponderEliminar
  9. ora essa fofinha. continuo a achar muito interessante estes posts de "realidade ou superstição"! continua. ♥

    ResponderEliminar
  10. oh que querida, obrigada!! :)

    ResponderEliminar
  11. ora essa, fofinha. oh! muito obrigada. ♥

    ResponderEliminar
  12. Sim linda :)
    oh obrigada *.*

    ResponderEliminar

thank you for your lovely comment ♥